Home Profissional Estudos Cont.Estudos Transformação
Home
Profissional
Estudos
Cont.Estudos
Transformação
Programa de TV
Contato
Consciência
Em Grupo psi
 

Porque fazer psicoterapia em grupo e não a individual?

As duas modalidades são excelentes maneiras de se conhecer e cuidar de si próprio.

A riqueza da psicoterapia em grupo está na possibilidade de trabalharmos nossas questões podendo trocar experiências, observar outras pessoas com problemas parecidos ou diferentes dos nossos que nos fazem refletir o que estamos fazendo com a nossa vida e o que poderemos fazer. Estar em grupo é estar onde exatamente estamos, num grande grupo social,  família, escola, trabalho,  em uma infinidade de situações que de uma forma ou de outra estamos sempre interagindo com alguém.

Desde as questões mais profundas as mais superficiais a psicoterapia em grupo responde muito bem, pois acontece uma cooperação mútua onde processos que na psicoterapia individual levariam várias sessões no grupo há uma aceleração natural, possibilitado pela própria condição de juntos possuirmos mais ideias mais perspectivas em relação a uma questão.

E da mesma maneira que um psicoterapeuta utiliza técnicas e ferramentas para que um paciente em psicoterapia individual retire de dentro de si novas respostas adequadas, na psicoterapia em grupo ocorre a mesma função, porem com uma riqueza maior ,pois estamos interagindo com os outros e saindo de um mundo mais introspectivo e fechado.No grupo a espontaneidade e criatividade são exploradas ao máximo, permitindo que o Psicodrama seja explorado a fim de  ajudar os pacientes a encontrarem novas respostas para seus problemas.

Em relatos de pacientes nas sessões de psicoterapia em grupo já ouvi várias vezes estes comentários.:

Paciente: -----pensei que meus problemas fossem os maiores do mudo e únicos e vejo que todos nós temos dificuldades a superar e seguir em frente. O meu problema não deixa de ser menor que o do outro, mas consigo ver que a forma como abordamos nossas questões faz toda a diferença.

Na psicoterapia em grupo a linha teórica utilizada é o psicodrama, criado por um médico psiquiatra austríaco em 1921(J.Levi Moreno), foi o primeiro psiquiatra a dar uma atenção especial ao grupo, ele percebeu o indivíduo através do grupo e de suas relações. Percebeu o quanto é saudável cuidar do ser humano dentro da realidade que vivemos, a grupal, a sociedade só existe porque existe o grupo e o indivíduo existe por que está inserido dentro deste grupo.

As Sessões são de 2 horas com 6 a 8 participantes .Novos participantes ponderam entrar com consentimento do grupo.


Para  conduzir e orientar cada sessão é necessário a formação adequada em Psicodrama, visando o maior aproveitamento de cada encontro e o  manejo adequado das técnicas psicodramáticas.   


Profissional:

 Marcelo Bastos

Psicólogo Clínico, 56 anos.

Crp:06/31329-6

Formado em psicologia pela FMU em 1988

Especialização em Psicodrama e associado à ABPS Associação Brasileira de Psicodrama e Sociodrama.  Psicoterapia em grupo ,Casais, individual, adolescentes e adultos.


Site Map