Home Profissional Estudos Cont.Estudos Transformação
Home
Profissional
Estudos
Cont.Estudos
Transformação
Programa de TV
Contato
Consciência
Em Grupo psi

Autoconhecimento,Psicologia e a Psicoterapia

Há muito tempo a humanidade estuda os mistérios da mente.

Desde a Grécia antiga os grandes pensadores procuravam entender a parte imaterial do cérebro.

A palavra psicologia vem do grego: psykhé que significa alma e

lógos significa :palavra,razão ou estudo.Podemos dizer que é a palavra psicologia é o estudo da alma.Porém , muito se desenvolveu através da filosofia até a Psicologia moderna , existem vários autores e linhas diferentes de pensamentos.Todos com objetivo final de melhorar a vida das pessoas através do conhecimento.A psicologia é a ciência que estuda os processos mentais(sentimentos,pensamentos,razão).

Reflexões teóricas

Segundo Abraham H.Maslow , psicólogo de Nova York 1908/1970. O ser humano é visto por uma pirâmide de necessidades.

Esta pirâmide é descrita da seguinte forma:

Necessidades fisiológicas (fome, sono e assim por diante)

Necessidades de segurança (estabilidade, ordem)

Necessidades de e amor e pertinência (família, amizade)

Necessidade de estima (auto-respeito, aprovação)

Necessidades de auto-atualização (desenvolvimento de capacidades)


 As necessidades fisiológicas precisam ser saciadas para que se precisem saciar as necessidades de segurança. Estas, se saciadas, abrem campo para as necessidades sociais, que se saciadas abrem campo para as necessidades, de auto-estima. Se uma destas necessidades não esta saciada, há a incongruência. Quando todas estiverem de acordo, abre-se espaço para auto – realização, que é um aspecto de felicidade do indivíduo.

E quando estamos bem podemos ajudar quem esta ao nosso lado, tanto pessoal quanto profissionalmente. Exemplo: Com sinergia podemos cooperar com colegas de trabalho e desenvolvermos mais, ensinando e apreendendo com as experiências do dia-dia e crescermos juntos e respeitando quem esta ao nosso lado.É importante lembrar que o próprio Maslow era contra uma teoria fechada e inflexível.Este texto serve para refletirmos e começarmos a dar atenção as questões internas do nosso eu.

Não adianta investirmos apenas em material e tecnologia, precisamos investir no indivíduo. E a psicoterapia ajuda o indivíduo a encontrar maneiras de enfrentar as dificuldades e dar respostas novas a dificuldades antigas. O psicoterapeuta e o cliente vão examinar os conflitos emocionais e sociais para tentar melhorar o relacionamento com parentes, esposos, filhos namorados, vizinhos e colegas de trabalho. O conhecimento de si mesmo possibilita melhor convivência com o outro.

 

 

Site Map